Amor – Noruega -2024
- Cardoso Júnior

- 26 de set. de 2025
- 1 min de leitura
Atualizado: 27 de set. de 2025
Analise 1.766

O diretor Dag Johan Haugerud, da trilogia Norueguesa “Sexo, Amor e Sonhos”, um antigo bibliotecário que passou a escritor e depois a diretor de cinema, ganhou o Urso de Ouro no Festival de Berlim 2024 com o seu espetacular “Sonhos”, que fecha sua trilogia, entrou para o primeiro escalão dos cineastas contemporâneos Noruegueses, lançando luz em seus dois trabalhos anteriores. comentados aqui. e aqui .

“Sex” tem seu desenvolvimento em um universo de operários braçais enquanto “Love”, se desenvolve entre protagonistas intelectualizados tendo o elemento água (fluído) uma grande importância uma vez que conhecemos apenas pessoas solitárias em busca de relacionamentos casuais, mas todos da trilogia utilizam-se da palavra (diálogos) muito mais que das imagens e, são elas, que fazem a identificação de como sexo e amor fazem parte dos relacionamentos contemporâneos. Enquanto SEX estuda o pensamento de dois homens, LOVE parte de um homem e uma mulher em busca de expressarem suas sexualidades em relações afetivas estabelecendo os parâmetros onde o amor e o sexo andam juntos e onde existem separadamente.

Embora o cineasta não aponte conclusões definitivas em ambos trabalhos – deixando isso para o espetacular Dreans que pode ser lido aqui, - LOVE é o aprofundamento humano da intimidade, realizado com um toque de humor, diálogos afiados e um despudor honesto sobre desejos, impulsos e vulnerabilidades avaliados de forma madura e muito serena levando o espectador em seu ritmo racional e sempre debatendo a lógica de forma que, amantes de ação e superficialidades podem cansar com facilidade, o que é uma pena.

TRAILER




Comentários