Um Lobo entre os Cisnes – Brasil – 2025
- Cardoso Júnior

- 18 de set.
- 2 min de leitura
Analise 1.764

Thiago Soares (1981), é o mais famoso e importante bailarino brasileiro que chegou aos palcos das grandes cias de balé, iniciado sua dança com o break-dance e hip-hop até tornar-se primeiro bailarino do Royal Ballet de Londres, onde esteve até 2019 e é sobre ele, o início de sua carreira, que se desenvolve toda a narrativa de Um Lobo entre os Cisnes.

Iniciando sua jornada, vemos o jovem de 15 anos, de classe baixa e da periferia, descobrindo o balé clássico e recebendo apoio e incentivo por parte de sua professora e de seu mentor que viam o potencial do garoto rebelde e sem futuro e que, através de muitos embates, inclusive internos, cede aos ensinamentos e acaba logrando prestigio internacional.

Ok, que altamente previsível desde o começo, o roteiro sobre sua jornada de superação tem no ator Matheus Abreu ( Hoje Eu Quero Voltar Sozinho) o protagonista que praticamente carrega com galhardia as diversas passagens da história do biografado, apoiado pelo mentor, o conhecidíssimo Darío Argento( Fale com Ela e Relatos Selvagens) para formatar uma história realmente emocionante.

Dirigido por Helena Varvaki e Marcos Schechtman, o roteiro perde muito do interesse ao tentar reforçar de inúmeras maneira a heterossexualidade do bailarino, criando algumas cenas de sexo polidas, mas que resultam em tempo perdido que poderia muito bem ter sido investido em camadas mais profundas dos personagens que nunca são compensadas pela aposta nas belas imagens resultando em apenas mais um filme sobre superação que, infelizmente em um épico sobre o tema, escorregando algumas vezes numa dramaturgia que, por muito pouco não cai no melodramático visto em novelas prejudicando a exploração das complexidades.

Exemplo: Ele foi sozinho para Paris como mostra o filme? Justo quem mal saíra dos barros das periferias. Como se comunicou com tamanha naturalidade em inglês com a nata do balé clássico se mal falava o português? Questões muito simples, mas que o público se pergunta.

Seja como for, Um Lobo entre os Cisnes é um valioso registro sobre a carreira do bailarino mostrando-nos sua longa resistência em aceitar a disciplina tão necessária aos rigorosos padrões exigidos pela dança para atingir o aprimoramento profissional e a dinâmica inicialmente tão conturbada entre pupilo e mestre configurando-se, em última análise, em mais que uma simples biografia ou outro filme sobre dança, mas sim, em um estudo sobre talento, determinação e superação e a grande importância de um mestre em nossas vidas.

TRAILER




Comentários