top of page
logo.png
  • Foto do escritorCardoso Júnior

Jawline: Ascensão e Queda de Austyn Tester- EUA- 2019



O vencedor no Festival de Sundance 2019, na categoria Prêmio do Júri para Cineasta em Ascensão, é uma produção da plataforma de streaming Hulu, dirigido pela premiada Liza Mandelup que lança um instigante olhar sobre sonhos, desilusões e a saga dos adolescentes conhecidos “influenciadores” nas mídias sociais.


Utilizando como fio condutor a vida de Austyn Tester, um adorável e otimista adolescente de 16 anos morador numa micro cidade interiorana, com muitos problemas domésticos e que se torna ídolo teenager seguido por milhares de meninas também adolescentes, Mandelup mostra-nos os bastidores desse amplo mercado repleto de agentes impulsionadores de sucesso em troca de vultuosas percentagens sobre os ganhos dos meninos.


Abrindo ainda mais o leque sem perder o fio condutor e nem julgar, o documentário apresenta sinceros depoimentos de fãs ensandecidas por seus ídolos, explicando que os amam já que encontram conforto nesses amigos virtuais em contraponto com a realidade domiciliar / escolar onde só existem desafetos por parte dos pais e muitos bullyings dos jovens colegas.


Com naturalistas e espontâneas interpretações do elenco basicamente de adolescentes, fotografia poética e situações de tensões e angustias, acompanhamos o sonho dessas estrelas das mídias sociais e, principalmente, desse menino que queria trazer mais positividade para o mundo através de suas “lives” sempre alegres e que se torna refém de um estressante e oscilante gráfico de aprovação midiática. Mais “likes”? Menos ‘likes”? O que fazer ?


Ok que se você tiver mais de 15 anos, provavelmente se sentirá catapultado para um outro mundo, para uma realidade alternativa, mas, infelizmente, basta olhar pra enormidade de jovens absortos em seus telefones, quase zumbis dependentes de conteúdos e, entenderá que o universo do documentário é realista sem nenhum exagero e mesmo que pareça surreal, faz todo o sentido ainda mais em tempos do lindinho #MarioJúnior e outros.



Assim, #JawlineAscensãoeQuedadeAustynTester, é uma história real de amadurecimentos que acontecem as duras penas, que nos emociona e nos faz torcer para que a ingenuidade e as boas intenções saiam vitoriosas em um mundo onde a carência emocional e a solidão social aumentam exponencialmente.




TRAILER




Ps1: Estreou em agosto/2020 no serviço de streaming Hulu

bottom of page