top of page
logo.png
  • Foto do escritorFábio Ruiz

Caminhos da Memória – EUA – 2021



#Reminiscence é mais um suspense futurístico que se perde na indefinição estilística. Não é um filme de mistérios, per se, nem uma ficção científica, ou uma crítica ao tecido social, muito menos um tratado sobre a preservação do meio ambiente, apesar de carregar em sua espinha dorsal narrativas em todas essas direções, predominantemente as de suspense, em uma trama tão rocambolesca que a faz tangenciar o tedioso. O roteiro falha ao explorar ou explicar as viagens pelas veredas da recordação, fixando a ideia de lembranças visuais fidedignas da realidade, sem explorar nuances entre o que realmente aconteceu e o registro narrativo de seus proprietários, que levaria a trama por caminhos mais interessantes. Por fim, acaba por banalizar as dimensões abordadas, especialmente a social, com uma conclusão frívola sobre a derrubada dos poderosos pelos, supostamente, mais fracos.


A direção da estreante no cinema, Lisa Joy, é surpreendentemente boa, visto o enredamento de seu roteiro. O elenco é bom, destaque para Thandiwe Newton, que faz um ótimo trabalho com as complexidades e dualidades de sua personagem e Hugh Jackman e Rebecca Ferguson, apenas competentes. Os critérios técnicos são razoáveis, pois os efeitos especiais transitam entre o fraco e o muito bom.


#CaminhosDaMemoria é mais um filme costumeiro, como tantos outros vistos antes, cuja lembrança não perseverá nos caminhos da memória dos expectadores, reavivadas apenas em uma futura reprise em um canal televisivo.



bottom of page