top of page
logo.png
  • Foto do escritorCardoso Júnior

A Sociedade da Neve – Espanha - 2023

Atualizado: 28 de jan.




O indicado da Espanha e já classificado entre os 15 Melhores Filmes Internacionais no Oscar 2024 ( indicações também nas categorias de: Maquiagem; Trilha Sonora Original; e Efeitos Visuais) é a adaptação do livro de Pablo Vierci que nos conta sobre a verdadeira queda de um avião comercial levando um time de rugby na gélida cordilheira dos andes e um local praticamente invisível e inacessível, dando início a uma inacreditável saga de resiliência e luta pela vida durante terríveis e infindáveis 72 dias.


A direção e o roteiro do Juan Antonio Bayona o diferenciam totalmente dos filmes do gênero (tragédias e desastres), optando sabiamente por um mergulho genuíno na psique das vítimas, provocando o espectador com questões sobre moral, ética e religião em embates diários com a sobrevivência a qualquer preço e chamando o público para se colocar no lugar dos sobreviventes. O que você faria? Isso é certo ou errado?  São perguntas que permeiam e persistem durante todo o longa.


Embora roteiro, direção e câmeras adotem e persigam uma abordagem mais que realista e dramática na construção de expectativas conseguindo manter o pico de tensão constante em seus 140 minutos, sempre com um cuidado muito grande de não apelar pelo sensacionalismo e, por conseguinte, não chocar a plateia com cenas mais...tenebrosas, #ASociedadedaNeve sabiamente usa de imagens da vastidão inóspita criando a sensação de isolamento ao mesmo tempo em que trabalha com close-ups dos personagens permitindo-nos sentir suas emoções mais profundas registradas também pela arrebatadora trilha sonora.


Genialmente e inusitadamente sem criar heróis nem vilões, #SocietyoftheSnow, funciona por seu perfeito equilíbrio entre as camadas de tragédia, resiliência, solidariedade, fraternidade e senso de coletivo provando-nos o valor da união diante de realidades aparentemente intransponíveis e, sim, é um trabalho que não há como esquecer.



Comments


bottom of page