top of page
logo.png
  • Foto do escritorCardoso Júnior

A Guerra Acabou! Inspirado na Música de John e Yoko- EUA- 2023

Selecionado para o Oscar 2024 entre os cinco Melhores Curtas de Animação, eis uma daquelas preciosas maravilhas que o cinema nos proporciona que, infelizmente, não alcançam muita atenção do grande público. Felizmente existe o Oscar para dar visibilidade para essas obras tão incríveis e importantes quanto as que estão nas disputas principais lotando salas de cinema.


Dave Mullins escreveu e dirigiu o curta sobre guerras, lamentavelmente muito atual no mundo de hoje, mas ambientou-o magnificamente em uma realidade alternativa da Primeira Guerra Mundial onde os desconhecidos oponentes de um conflito sangrento e sem motivo, jogam uma partida de xadrez com a ajuda e um heroico pombo correio enquanto as batalhas aumentam a gravidade.


Ambicioso, esse curta de apenas onze minutos, é de um primor estético realista -impressionista onde cada lado dos beligerantes (cenários, adereços e personagens) é tratado com traços muito distintos – angulares e redondos – e texturas de peles também delicadamente diferentes vivenciando um autêntico drama bélico ampliado por uma trilha sonora no mínimo impressionante.


Por fim, após muita tensão, esse trabalho espetacular explode em emoções belíssimas embaladas pela música “Happy Xmas (War is Over (1971), que dissolve a desesperança geral transformando-a num hino de paz, confraternização e alegria, que tocará até o mais duro dos corações.

#WarIsOverInspiredbytheMusicofJohnandYoko é um potente e comovente legado de paz para as próximas gerações e é impressionante como se pode fazer e dizer tanto, ser tão eloquente sem nenhuma palavra e, em tão pouco tempo...



bottom of page