top of page
logo.png
  • Foto do escritorCardoso Júnior

A Camareira – México -2019

Atualizado: 9 de ago. de 2020


Representante do México no Oscar 2020 de Melhor Filme Estrangeiro, trás uma heroína-protagonista inovadora e impressionantemente poderosa! Ela não tem superpoderes idiotas, não leva vida eletrizante, não tem superamigos, não salva ninguém, nem a si própria, mas é tenaz, obstinada e invisível.

Não há como um cinéfilo vê-la em ação contínua sem recordar-se , ainda que vagamente, de outra empregada trazida à baila, ano passado, pelo excelente cinema mexicano: A Cleo, vivida pela ótima Yalitza Aparicio no excepcional “Roma”; mas só lembrar já que roteiro e personalidades são totalmente distintos.

#Lacamarista, vivida pela também ótima Gabriela Cartol, é corroteirizado pela diretora estreante no cinema, Lila Avilés, que aposta na direção de atores evitando o excesso de diálogos (são as expressões e micro ações que falam conosco), enquanto utiliza-se de forma austera e sagaz de inúmeros simbolismos que nos ajudam a navegar por sua narrativa fluída e dinâmica dentro de um contexto que, na superfície, pode parecer repetitivo e ou quase monótono, porém é de uma grandiosidade eloquentemente reflexiva. Quantos “invisíveis” fazem a minha, a sua, a nossa vida melhor?

A indiscreta câmera de Avilés segue registrando cada segundo da vida de sua protagonista, sua rotina, criando atmosfera tão inquietante que chega a beirar a agonia, entretanto sem nunca enveredar por ela e, tão pouco, buscando o vitimismo para ampliar o dramático dentro de uma cenografia que brinca com o estático e o caótico alternando com uma mente borbulhante contida num rosto inexpressivo.

#TheChambermaid é um trabalho pequeno no conjunto de ações e grandiloquente em suas metáforas, tecnicamente espartano como sua protagonista que, ao materializar espectros, meias imagens, pedaços cênicos que a genial fotografia enquadra e amplifica nos close-ups, te cobrará um alto custo emocional, mas que você só perceberá quando a porta girar e, finalmente te libertar. Sim, existem muitas heroínas de uniformes com bolsos de mil e uma utilidades na vida de verdade e nós não as vemos na realidade. Bravo!

Ps1: Disponível em VOD

TRAILER

bottom of page