top of page
logo.png
  • Foto do escritorFábio Ruiz

A Odisseia dos Tontos – Argentina – 2019

Atualizado: 9 de ago. de 2020

Fermín e sua esposa Lidia sonham em abrir uma cooperativa para gerar empregos e dinamizar sua cidade, e consegue que diversos amigos da cidade invistam no empreendimento, mas quando precisa de crédito, é estimulado pelo gerente do banco a converter os dólares do investimento em pesos, e depositá-los para facilitar o empréstimo, no dia seguinte um plano econômico congela todas as contas correntes, ceifando seus planos.


O roteiro de Sebastián Borensztein e Eduardo Sacheri, baseado no livro do último, parece até original, mas aos poucos os conhecedores de cinema perceberão diversas semelhanças com o filme de Steven SoderBergh, Onze Homens e Um Segredo, Danny Ocean foi traído por seu sócio, Fermín, pelo gerente do banco, ambos planejam um roubo impossível para acertar injustiças sofridas, apesar do argentino ser um pouco mais idealizado, pois apenas ficará com a parte do dinheiro que lhes pertenceu, doando o resto para a caridade, mas há muitas outras similaridades, neste há um peronista excêntrico, enquanto no outro, há um desafeto judeu, em ambos os grupos há dois irmãos unidos e um tanto abobalhados, há também em comum um carro de controle remoto, nos dois, o vilão é vaidoso e paranoico por segurança, e a dinâmica narrativa é muito similar, uma ação imbuída de comicidade, apesar deste trazer algumas críticas políticas. A conclusão ainda traz características incrédulas e improváveis, pois não há qualquer sinal ou dica nessa direção, de finais felizes de novela, para fazer de Chino Darín, o galâ.


A direção, também de Borenszstein, é muito boa, mas sem distinções. Ricardo Darín também não está em sua melhor forma, e vê-se que seu filho, Chino Darín, apesar de competente, não herdou o brilhantismo do pai, e o resto do elenco oscila em qualidade, sendo melhores, os mais experientes. A fotografia se destaca entre os quesitos técnicos, mas arte, edição e música são muito bons. #LaOdiseaDeLosGiles, um filme que parece original, mas aos poucos percebe-se que está mais para a versão cucaracha, um tanto idealizada e romanceada, de Onze Homens e Um Segredo, do que qualquer outra coisa, porém, para aqueles que curtem o cinema argentino, vale a ida ao cinema. Em cartaz.

TRAILER

bottom of page