top of page
logo.png
  • Foto do escritorCardoso Júnior

Absorvendo o Tabu – EUA- 2018

Atualizado: 8 de ago. de 2020


Um dos cinco documentários em curta-metragem indicados ao #Oscar2019, vencedor de 12 prêmios internacionais é de nos deixar de queixo caído durante seus 26 minutos.

Em um mundo dito globalizado e conectado pela TV e internet, é de nos deixar pasmo que na sexta maior economia mundial, com a segunda maior população do mundo, a mulher seja tão de segunda categoria e que a menstruação ainda seja um tabu nacional.

Com incríveis depoimentos de mulheres que se quer sabem porque menstruam, ( elas tem TV), e homens também, as lentes da diretora Rayka Zehtabchi, deixam claro a vergonha, constrangimento e embaraço das jovens e meninas à simples menção do assunto o que, nitidamente as deixam à mercê de inúmeras doenças (pelo uso dos panos sujos), e cada vez mais reféns de um sistema patriarcal misógino, opressor e inimaginável por nós.

Por certo, o foco está numa zona rural da índia, mas mesmo assim, o contexto nacional de que ao menstruar as mulheres são vistas como impuras e, por conseguinte inaptas para vida religiosa e pública é abjeto.

E, ao inserir no documentário a pioneira iniciativa de uma rudimentar, mas eficaz máquina de absorventes, o prisma sócio-cultural apresenta uma modesta e tocante mudança na mentalidade feminina formando uma corrente de trabalho e de informações, casa a casa, sobre a necessidade das mulheres usarem os absorventes de baixo custo.

Assim, #PeriodEndofSentence não só denuncia uma situação revoltante como também atuou com sua equipe criando grupos femininos dispostos a disseminar informações como também ampliou o mercado de trabalho das mulheres da região tornando-se não apenas um documentário passivo e saltando para a categoria de agente motivador comunitário.

Portanto, #AbsorvendooTabu é um trabalho muito importante que não só deve ser visto, apoiado e divulgado por todo o mundo por sua importância social e, claro, sua já garantida vitória no #Oscar2019 só virá a incentivar que a ignorância e a marginalização da mulher por interesses políticos e patriarcais minimizem no nosso mundo.

Ps Disponível na #Netflix

TRAILER

bottom of page