top of page
logo.png
  • Foto do escritorMatheus F.

Weekends - Canadá - 2018

Atualizado: 8 de ago. de 2020


Pode parecer estranho dizer que Weekends trata do divórcio, um aspecto social razoavelmente recorrente e sofrível quando observado através de uma criança, de forma mágica. Mas talvez seja exatamente por isso que ele esteja entre os indicados a Melhor Curta no #Oscar2019.


Ilustrando em uma belíssima animação em 2D e utilizando de baixas taxas de quadros para corroborar com o traço utilizado sobre carvão, completamente feitos à mão. O curta traz ao ar toda essa perspectiva do divorcio sob os olhos de uma criança, mas com um tom muito sutil e pessoal, mostrando como o protagonista lida com esse “novo mundo” e com as possíveis repercussões emocionais de ver seus pais encontrarem a felicidade sem o outro, quase como uma história real de vida, ou biografia em forma de animação, mas que não trata com acidez em momento algum, muito pelo contrário diga-se de passagem, há toda uma leveza e sobriedade que transpassa toda a negatividade por trás das separações, nos levando a uma simpatia quase simbiótica.


Mas o que chama realmente a atenção é toda a maturidade presente. Apesar de muitos aspectos surreais e viagens por sonhos, toda a narrativa é muito consistente que o torna, além de um verdadeiro deleite aos olhos por suas qualidades de construção, muito mais profundo e pessoal em suas relações.

Mas assim como One Small Step, você pode achar que se trata de mais uma daquelas histórias meio batidas e que trazem uma quantidade de carga emocional. Porém, todas as sequencias que envolvem as atitudes do pequeno garoto, tentando transpor essa realidade do divórcio, são tão representativas que é impossível não se ver em situação similar caso tenha vivenciado algo parecido durante a infância. Até mesmo quando falamos de todos as imagens surreais que nos são apresentadas, pois fazem parte daquele turbilhão de emoções confusas, mas imensamente intensas, que quando mostradas dessa forma corroboram com a dramatização de tais sentimentos.

Além de concorrer ao #Oscar2019, este pequeno espetáculo ganhou, também, o Prêmio do Público e Prêmio Especial do Júri no Festival de Cinema de Annecy 2018 e Melhor Curta de Animação no Warsaw Film Festival 2017.

Então, se puder, assista. Não há nada com mais deleite do que uma boa história com a qual podemos nos identificar, mesmo que este não seja o seu caso.

TRAILER

bottom of page