logo.png
  • Matheus F.

Late Afternoon - Irlanda - 2018

Atualizado: 7 de ago. de 2020


É de uma surpresa muito gratificante que nessa temporada de premiações, ao menos até o presente momento e enquanto tratamos do #Oscar2019, os curtas de animação têm se mostrado completamente dignos de estarem onde estão... Entre os melhores filmes do mundo!


Late Afternoon não é diferente, não só no quesito acima, mas como em sua característica, a essa altura não muito peculiar, de emocionar o espectador. A diferença, sutil mas muito sábia, é que agora partimos para um “quê” de pessoalidade mais abrangente.

Produzido pelo mesmo estúdio do excelente (já comentado por nós) The Breadwinner, O Cartoon Saloon, que emplaca seu quarto finalista ao Oscar, traz em seu mais novo curta a história de Emily, uma senhora que tem problemas de memória mas que sempre que interage com algo relacionado a seu passado, acaba imersa em relances de suas lembranças que nos contam como realmente ela é, criando e desenvolvendo o personagem na medida em que mais momentos são revividas.


Visualmente tudo é muito acolhedor, quase como casa de avó, sabe? Os traços utilizados trazem esse aconchego junto com a toda a paleta de cores utilizada, tanto durante o trânsito das memórias quanto fora delas. Detalhes quase imperceptíveis em determinadas cenas trazem significados muitos quando nos damos conta de como essa fase da vida é comum e como é importante em ambos os sentidos.

Como estamos tratando de memórias, muitas delas em certos momentos são retratadas de maneira onírica e com um lirismo muito peculiar, quase como uma poesia árcade quando momentos bucólicos são apresentados enquanto a trilha sonora espetacular, diga-se de passagem, abraça todo o conjunto de cores, desenhos e sensações em um balançar de rede ao final de tarde com um delicioso aroma de café recém passado.

Pode parecer inusitado ou até razoavelmente exagerado, mas o fato é que Late Afternoon é um filme para ver e se emocionar, de novo. Principalmente para aqueles cujo avôs e avós ainda têm muito amor para dar.

TRAILER

#Curta #Animação #Europa #Oscar2019