top of page
logo.png
  • Foto do escritorMatheus F.

Comportamento Animal – Canadá - 2019

Atualizado: 7 de ago. de 2020


Diferentemente do que o título sugere, ou possa. Comportamento animal fala e brinca (no casso) muito mais sobre nossos próprios comportamentos e como nos sujeitamos ou não a eles e suas possíveis soluções caso sejam ruins.

Dirigido e roteirizado por uma dupla de animadores, Alison Snowden e David Fine, que carregam juntos um Oscar de melhor animação por “Aniversário de Bob”, o curta nos transporta para uma sessão de terapia em grupo com animais. Animais esses que assim como nós, humanos, carregam inúmeros problemas, traumas e preocupações dos mais variados tipos e gêneros.


Muito divertida e com belas “sacadas”, a animação vai nos mostrando um pouco da vida problemática destes animais de maneira extremamente identificável. Não só pelo fato de deterem características exclusivamente humanas, mas por tais características ultrapassarem o limite fisiológico indo em direção aos comportamentos propriamente ditos, trazendo-os mais próximos, palpáveis. E é bem provável que, caso não se identifique, encontrará entre conhecidos certamente alguém bem parecido.


Com um traço cartunesco, Comportamento Animal traz uma simplicidade de um desenho 2D juntamente com personagens muito caricatos e bastante expressivos e personificados. Acreditando ainda que tais características visuais sejam suficientes para nos fazer esquecer da pobre paleta de cores utilizada. Que apesar de casar bem com a forma que a animação é trabalhada, peca pelo excesso de cinza.

Apesar de nos levar a elocubrar bastante sobre questões comportamentais, não há muito para extrair além das próprias invenções imaginativas sobre tal assunto. Restando-nos apenas apreciar, com muito prazer, seus muito curtos 15 minutos esperando pelo melhor final possível, ou o menos clichê.

TRAILER

bottom of page