top of page
logo.png
  • Foto do escritorCardoso Júnior

O Sal da Terra- Brasil-2014

Atualizado: 14 de ago. de 2020


Tendo sido indicado a Melhor Documentário no Oscar 2015, era o único que faltava ver e comentar dentre os 60 filmes do Oscar aqui, já comentados. Então, pergunto: O que acontece quando dois artistas, Win Wenders e Sebastião Salgado se juntam com o propósito de contar uma história sobre fotografia e acabam narrando, não só a história de um homem, mas a história do Brasil e do mundo em um período? Arte pura!

Ok, algumas imagens são impactantes demais e prefiro desviar os olhos da macabra realidade, mas o resultado é comovente e, por certo, um documentário social que vale ser conhecido e apreciado com muito respeito.

Neste ponto, fica inevitável, para comparar com o vencedor nessa categoria, “Citzenfour”, já comentado aqui em 1º de Março. Então, sem as amarras do ufanismo posso afirmar que, sem retirar todos os méritos do Preto & Branco e dos contrastes de luz e espocar de cores de " Sal da Terra”, “Citzenfour” é superior no que tange a urgência de seu tema.

No mais, foi um prazer descobrir a nobreza de um Brasileiro que, acredito, poucos conhecem a vida magnífica e o trabalho mundialmente reconhecido como espetacular.

TRAILER

bottom of page