logo.png
  • Matheus F.

Yes People – Islândia - 2020


Yes People, curta animado, que não se sabe o motivo, indicado ao Oscar em 2021 é um filme difícil de avaliar porque quase não se tem o que avaliar.


A animação que tem seus aproximados oito minutos, mostra um grupo de pessoas que compartilham o mesmo prédio como moradia, vivendo cada um, sua vida de seu modo, ainda que compartilhem a mesma característica que é de usar apenas a palavra yes.

"Já-Fólkið", como é em seu idioma original não peca e nem acerta em nada. É um curta vazio de sentido que tenta deixar para o telespectador a tarefa de extrair alguma coisa de muito pouco que é apresentado. As vidas como elas são? Poderia ter sido muito melhor explorado e exposto mesmo sem a presença de falas ou pelo simples desenvolvimento dos personagens e animação. Problemas do cotidiano e desafios da vida? Que fosse! Tudo que se tenta extrair desses rápidos minutos esbarra na superficialidade de um prato raso.


Nem para a simplicidade de uma animação sem grandes pretensões, com sua história fácil de digerir e que não leva a reflexões complexas. Nem isso ele consegue!

Falta de criatividade, de desenvolvimento e muito mais. A competição fica um pouco mais fácil agora. Apesar de me questionar sobre o motivo que levou Yes People a ser indicado no lugar de “Kapaemahu” ou “To Gerard”. Vai saber...




TRAILER