top of page
logo.png

Cães Não São Permitidos – Alemanha – 2024

  • Foto do escritor: Cardoso Júnior
    Cardoso Júnior
  • 5 de ago. de 2025
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de ago. de 2025

Analise 1.755

Pedofilia é uma questão difícil de ser abordada, principalmente quando centradas no ponto de vista do pedófilo e, em Cães Não São Permitidos, a espinhosa questão, baseada em história real, é inteligentemente tratada de dois ângulos distintos cronologicamente.


No primeiro, - a parte mais suave – mas não menos angustiante, o foco recai sobre um adolescente de 15 anos que, intuitivamente, percebe, em si mesmo, seu desvio de conduta através de seus desejos e sonhos - ainda platônicos -e busca entender o que lhe acontece procurando ajuda através dos escassos meios que dispõe, uma vez que, a família e os amigos da escola não são opções confiáveis. Eis um interessantíssimo caso de estudo de personagem.


No segundo – bem menor, mas mais indigesto- e não menos importante, nos deparamos com um pedófilo assumido, na casa dos 40 anos que, através da internet, se conecta com o atormentado adolescente assumindo um papel de “mentor” que busca aliviar as angústias do garoto, mas, claro que com segundas intenções.

E esse é o plot da audaciosa trama que vai evoluindo para um thriller policial com muito suspense e reviravoltas que prende o espectador em suas intrincadas malhas psicológicas levantando inúmeras preocupações e questionamentos ao juntar um predador em ação e um empático jovem que tem a tendencia, mas nunca ultrapassou a linha ética e moral.


Cães Não São Permitidos demonstra uma consciência de como esse lado obscuro da cultura da internet funciona questionando: As relações familiares, o sistema escolar, o acesso fácil à pornografia pelos jovens, a vulnerabilidade deles num território onde os predadores estão sempre on-line dentro dos famosos aplicativos de namoro, salas de bate papos e a falta de apoio familiar e psicológico.


Sendo a pedofilia um tópico tabu evitado nas conversas, é muito bom a coragem do diretor em abordá-la com realismo, mas com ótimo senso de controle dentro de um roteiro eficiente já que não escondem nada ainda que sejam muito cuidadosos, conseguindo levar gradualmente os espectadores para uma história perturbadora dividida em dois julgamentos morais.

 

Tecnicamente a excelente cinematografia capta e transmite com eficácia a perturbação emocional do protagonista, o excelente Carlo Krammling, sem enveredar para os clichês do exagero utilizando-se de um perfeito equilíbrio nos enquadramentos estáticos e de movimento transmitindo a perfeição seus sentimentos enquanto a sutil trilha sonora nos leva junto para dentro da história prendendo o público como participantes passivos e impotentes.


Por fim, ao abordar um tema difícil e provocativo, trabalhando muito bem o desenvolvimento psicológico da narrativa e dos personagens numa perfeita abordagem de caráter envolvendo o bem e o mal em paralelo com a inocência e a culpa e, repleto de camadas de teor psicológico dentro de um thriller policial, eis um trabalho difícil de ver e de esquecer.



TRAILER


 
 
 

Comentários


© 2020 por ACADEMIA DE CINEMA. Criado por Matheus Fonseca, todos os direitos reservados.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram-v051916_200

CURTA-NOS NO FACEBOOK

bottom of page