top of page
logo.png

Vitalina Varela – Portugal – 2020

  • Foto do escritor: Fábio Ruiz
    Fábio Ruiz
  • 7 de jan. de 2021
  • 1 min de leitura

#VitalinaVarela, representante português nos Oscars, narra a trajetória baseada na vida real da própria protagonista. O roteiro, escrito por ela e pelo diretor Pedro Costa, logra muito na poética, com passagens belíssimas e contundentes, que seriam ainda mais, caso a dramaturgia apresentasse maior fluidez. Grande parte das cenas são desprovidas de diálogos, consubstanciando outras posteriores ou consubstanciadas por anteriores, trazendo uma alta concentração de diálogos longos e didáticos naquelas onde há falas, privando o espectador de descobertas e reviravoltas que fazem a experiência do Cinema prazerosa. Um texto bem escrito envolve a platéia e a faz sentir participante de sua trama.

A direção de Pedro Costa é ótima com tomadas que poderiam entrar para a história do cinema não fosse o texto diminuído por sua forma, vide a cena de Vitalina no telhado em meio à tempestade, mas também há algumas repetitivas e outras sem brilho. O elenco, composto pela própria Vitalina e outras personagens de sua vida, funciona, apesar da inerente inexperiência, muito pelo fato da protagonista expressar muito bem seus sentimentos e sensações, que o texto não descreve. A fotografia, belíssima, destaca-se dos demais critérios técnicos, mas som e música são excelentes, e figurinos e cenários parecem mimicar os reais, se não os forem.

Vitalina Varela, uma estória, baseada na vida real da protagonista, com um estilo narrativo que custa o brilhantismo do filme. Vale assistir.







TRAILER


Kommentare


© 2020 por ACADEMIA DE CINEMA. Criado por Matheus Fonseca, todos os direitos reservados.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram-v051916_200

CURTA-NOS NO FACEBOOK

bottom of page