Analise 1.700
O candidato da Letônia a uma vaga no Oscar 2025, é o segundo longa de animação do diretor Gints Zibalodis e é uma maravilha em sua aventura de sobrevivência pós-apocalíptica que reúne alguns animais de temperamentos antagônicos dentro de um veleiro levado ao sabor dos ventos em um mundo totalmente inundado.
Contado sem nenhum diálogo e tendo o gato Flow como protagonista, assistimos sua evolução gradual passar de um estado de auto preservação para um trabalho solidário em uma improvável equipe de animais nesse mundo deslumbrante onde tudo indica que a vida humana desapareceu sem deixar pistas ou explicações.
Ao acompanhar essa jornada repleta de acontecimentos inesperados - belos, pungente e tensos - durante seus 85 minutos - entende-se não ser apenas uma animação para crianças, pois duvido que adultos não fiquem de olhos grudados na tela e percebam a importância do estabelecimento de confianças mútuas frente as adversidades.
A inusitada estética visual é muito limpa e cristalina ainda que, propositadamente nos pareça artesanal (o que inova e diferencia das animações da Disney) e com uma impressionante atenção aos movimentos perfeitos dos bichos, acompanhados por uma trilha sonora extraordinária que pontua, a perfeição momentos de humor e as transições para outros de muita tensão beirando a tragédia.
É uma verdadeira alegria acompanhar essa estória com passagens muito comoventes, mas nunca tristes, que, inicialmente, pode parecer simples, mas está repleta de belíssimos e complexos conceitos sobre a evolução dos seres.
Inovando conceitualmente na criação estética dos animais, ainda que sejam um produto digital, sua representação em tela se aproxima do abstrato enquanto o mundo alagado onde cumes de estruturas impressionantes e monumentais deixam transparecer a incrível proporção que as águas subiram são deslumbrantemente iluminadas.
Nessa épica, emocional e inovadora animação, fica impossível que o espectador não crie um vínculo imediato com todos os animais e suas genuínas particularidades, torcendo fervorosamente por eles.
FLOW é deslumbrante, espiritual, imperdível e, embora concorra nesse momento apenas a Melhor Filme Internacional, com toda a certeza o veremos merecidamente na disputa por Melhor Animação também.
PS: Importante, linda e complementar cena nos pós-créditos.
TRAILER
Maravilha quero ver