top of page
logo.png
  • Cardoso Júnior

As crianças de Windermere- Reino Unido-2020

Atualizado: 20 de ago. de 2020



O Longa-metragem produzido pela BBC, feito para a TV, é um potente drama biográfico sobre as 300 crianças resgatadas de Auschwitz que foram acolhidas em pelo governo da Inglaterra em 1945.



Com roteiro simples, austero e muito bem dramatizado mesmo que baseado em fatos, depoimentos e pessoas reais, #TheWindermereChildren não aproveita a tragédia ampliando-a como recurso para impactar o expectador, mas desenvolve a narrativa de maneira densa sim, porém de forma extremamente cuidadosa para com os retratados fazendo com que possamos conhecer essa tristíssima e belíssima história sem desgrudar os olhos da tela.



Focando principalmente nos traumas das jovens personagens e no difícil processo de reabilita-las para reintegração no mundo do pós-guerra, roteiro, direção, trilha e fotografia caminham coesos e discretamente juntos para formatar uma história de superações impensáveis contada com muito respeito e sobriedade.



O excelente elenco juvenil promove -cada um à sua maneira- em nós tamanha empatia que vivenciamos, setenta e cinco anos depois, seus medos, pesadelos e aflições bem como a alegria e as sutis emoções que só a liberdade propicia na nem sempre fácil retomada da esperança como alicerce e impulso para a construção do futuro.

Portanto, #AscriançasdeWindermere acaba não sendo trabalho a ser analisado e sim, uma experiência a ser sentida profundamente por cada um de nós; até para que nunca mais se repita em nenhum lugar do mundo.




Ps1: Disponível em VOD



bottom of page