Análise 1.678
Quem denunciaria um crime brutal sabendo que colocaria em alto risco a vida de sua família?
Este é o plot central do apenas regular #TheWitness que, por se tratar de uma produção sul-coreana repleta de obras potentes e inesquecíveis no que concerne o cinema em geral, mas principalmente no quesito Thriller policial, fatalmente deixa a desejar em inúmeros aspectos embora se enquadre em um entretenimento que prende do começo ao fim.
Ok que há uma premissa interessante e, talvez, quase inovadora nele ao retratar a questão social que o envolve mostrando o quanto a sociedade moderna como um todo – em função de outras questões – prefere não se envolver, fechando os olhos para o fator humano e silenciando diante da justiça em detrimento de valores patrimoniais.
Infelizmente essa questão importante não é aprofundada bem como todos personagens, incluindo um vilão, suas ações e motivações que permanecem num limbo enquanto a ação se desenrola em suas quase duas horas de duração repletas de situações pouco importantes culminando num clímax interessante embora nada inovador e fechando com um epílogo genial que, no entanto, não é suficiente para salvar um filme todo.
Tecnicamente falando, a realização é mais que competente, mas nenhum apuro técnico consegue alavancar um roteiro subdesenvolvido que, apesar de tudo mantêm um bom ritmo ainda que inúmeras cenas pareçam estar nele por apenas estar e não ganham nenhuma explicação satisfatória.
Realmente é lamentável ver um roteiro perder seu prumo, subdesenvolvendo a questão comunitária e humanitária, que deveria ser a força do texto, e investir num thriller policial como qualquer outro ainda que nos cative o interesse.
Comments