logo.png
  • Cardoso Júnior

The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years-Reino Unido-2016.

Atualizado: 17 de Ago de 2020


Dirigido por Ron Howard e com cerca de hora e trinta, este documentário que faz reviver a história dos Beatles pode ser mais que interessante dependendo do público.

A volta aos marcantes anos 1962 a 1966, com todos os principais eventos planetários e as grandes mudanças sócio-comportamentais tendo como fio condutor a história da talvez mais famosa banda de todos os tempos pode ser uma delícia para os fãs e para os que desconhecem o fenômeno mundial clamado de Beatlemania.

Acompanhar desde os primórdios da montagem da banda , ao seu concerto final, e, principalmente, suas andanças pelo mundo arrastando multidões histéricas que se configurou num dos grandes fenômenos de massa do século passado e, ainda de quebra, poder assistir fotos, arquivos sonoros, imagens conhecidas, gravações inéditas, filmes em Super 8 amadores de concertos feitos por fãs, e depoimentos de Paul McCartney e Ringo Starr, é algo respeitável.

A direção foca na força de coesão do grupo, na sua unidade e na amizade entre as estrelas que permitiram que a banda permanecesse coesa apesar da exaustiva, monumental e quase impossível agenda a ser cumprida.

Outro ponto inusitado é a famosa apresentação do lendário concerto no Shea Stadium, em Nova Iorque, que, com imagem e som trabalhados digitalmente, finalmente, nos permite ouvir a música sem o som enlouquecido da não menos enlouquecida platéia.

Acompanhar a trajetória da primeira banda no mundo que teve necessidade de transferir suas apresentações para um estádio de futebol para poder comportar uma multidão sem paralelo na história da música contemporânea, é um verdadeiro documento histórico.

Com um final que pode decepcionar a quem esperava algo grandiloquente ou apoteótico, Ron Howard opta pelas cenas ao vivo gravadas no topo do prédio da Apple, em Londres, exatamente um ano antes de o grupo dissolver-se.

Para fãs e não fãs eis um mega interessante estudo de época, de uma geração e de quatro rapazes humildes que mudaram os padrões, os valores da cultura de massa, musical e social; para sempre.

TRAILER

#Europa #Análise