top of page
logo.png
  • Foto do escritorFábio Ruiz

O Caso Richard Jewell – EUA – 2019

Atualizado: 20 de ago. de 2020

O mais recente filme de Clint Eastwood, baseado em fatos reais, traz a história de Richard Jewell, um segurança no Centennial Olympic Park em Atlanta, durante as Olimpíadas de 1996, quando uma bomba deixou dois mortos e centenas de feridos, que poderia ter sido muito mais letal, sem as ações de Jewell, que salvaram muitos, e tornaram-no o principal suspeito do ataque.


O roteiro de Billy Ray, baseado no artigo de Marie Brenner, contextualiza muito bem os cenários que configuram a trama, encontrando Jewell, em 1986, quando conhece Watson Bryant, e apresentando suas personagens principais: Watson, futuro advogado de Jewell, Tom Shaw, o fictício agente do FBI, Bobi Jewell, a mãe de Richard, e Kathy Sgruggs, baseada na jornalista que divulgou, em um furo de reportagem, a suspeita sobre Jewell, transformando a vida dele e de sua mãe em um verdadeiro inferno, entre outros. O texto desenvolve muito bem não somente os conflitos, mas as pessoas e os eventos retratados, construindo uma trama contundente, emocionante, e, também, polêmica, pois houve reclamações sobre como o roteiro descreveu Kathy Scruggs, mas vistas as composições das outras personagens, pode-se acreditar que a maça não tenha caído muito longe da árvore, mesmo com as supostas imprecisões.


A direção de Clint Eastwood é excelente, conduzindo a representação do texto com muita austeridade, sem pieguices ou dramalhões, mas nas tonalidades adequadas para narrar-se uma história real. Para tal, Eastwood direciona os atores com mãos firmes, criando um elenco coeso e brilhante, do qual Kathy Bates se destaca dos demais, com uma belíssima composição de Bobi Jewell, mas Paul Walter Hauser, o Richard, não fica atrás, muito menos Sam Rockell, o Watson, e Jon Hamm, o Tom, que se sobressaem junto com a excelente Olivia Wilde, como Kathy Scruggs. Eastwood também mantém o excelente padrão, observado em suas obras, dos quesitos técnicos, com maior destaque para a fotografia, como sempre. Uma história que comoveu o mundo durante o evento esportivo mais importante do ano de 1996, mudou o rumo das vidas de suas personagens, e, como muitas baseadas em fatos reais, provocou polêmicas por parte dos envolvidos. Vale muitíssimo assistir. Em cartaz.

TRAILER

bottom of page