top of page
logo.png
  • Foto do escritorCardoso Júnior

Wolfwalkers – Irlanda - 2020


Essa animação indicada ao Oscar 2021, lançada agora em 11/12, na Apple TV +, é espetacular e muito diferente do generalismo enjoativo estilo Disney ao se diferenciar não só pela magnífica técnica em 2D, como também por inserir várias metáforas inteligentíssimas e contemporâneas para o público adulto sem deixar de divertir e hipnotizar as crianças.

#Wolfwalkers, que vem do mesmo diretor e estúdio que já nos deu o espetacular “Canção do Mar” (comentado aqui em 23/03/15), parte de um conto do folclore irlandês para se debruçar ou brincar, discretamente, sobre questões como: governos autoritários insuflando medos nas pessoas para dominá-las, o poder do sagrado feminino instigando resistência e subversão social através de pequenas rebeldias que podem levar à liberdade.

Ah, também contempla uma bela alegoria sobre ecologia e, isso tudo, com o designer fantástico do aclamado estúdio de animação Cartoon Salon, que sempre investe em pura arte.


Misturando curvas com linhas retas e distorcendo a perspectiva, o traço artístico também cria um plano chapado nas vistas da cidade e divisões triplas de tela, numa paleta multifacetada belíssima que nos permite “visualizar” o artista criador dos traços e ter certeza que não são meros produtos computadorizados apenas resultando num verdadeiro e envelhecido esplendor para os olhos.

Assim, Wolfwalkers, que ainda nos brinda com trilha sonora deliciosa, torna-se com sua simplicidade e profundidade, talvez, a melhor animação de 2020 e, se a Academia for justa e não bairrista a reconhecerá!

Vejam!






TRAILER



bottom of page