logo.png
  • Matheus F.

If anything happens I love you – EUA - 2020


Sei que muitos dos textos que aparecem por aqui estão cheios de incertezas. Geralmente são construções que mais questionam e deixam questões em aberto do que uma análise geral das obras que assisto. Mas é por que talvez esses textos sejam algum reflexo de como a vida pode ser repleta de “talvezes”, e isso é ótimo penso eu, afinal não somos capazes de ter sempre a certeza de tudo, não é mesmo?


Então com mais um dos talvez que compõe essa temporada de premiações, digo que, talvez essa seja a melhor animação do ano, sem ressalvas ou por menores. Uma obra digna de muito, mesmo apresentando tão pouco.

“If anything happens I love you”, é uma daquelas histórias que não tão raramente passam pelo crivo da Academia de Cinema e que são capazes de dificultar o trabalho de escrevê-las, descrevê-las, por serem únicas de tantas formas.


O curta, que merecidamente está entre os finalistas ao Oscar 2021, conta sobre como são dos dias de um casal que acaba de perder sua filha em uma terrível e infelizmente corriqueira tragédia, e sua tentativa, falha muitas vezes, de continuar, de seguir em frente mesmo através da dor. Um enredo que consegue se desenvolver muito bem em conjunto com as escolhas artísticas para o desenvolvimento da narrativa que transmite com calma e sensibilidade toda a atmosfera do luto vivenciada

Todas as opções feitas, desde a trilha extremamente minimalista mas ainda sim intimista, até o estilo mais “rústico” do desenho dos personagens e suas animações. Tudo corrobora para uma experiência de imersão que, parece exagero meu dado o tempo curto de exposição, apenas 11 minutos, molda e insere o expectador numa espiral crescente de emoções tão singulares e tão fortes que, sinceramente? É palpável.


Se eu recomendo?

Olha... É uma experiência devastadora. Terminar um curta com a garganta ardendo e embargado pode não ser o passatempo de todo mundo, mas eu garanto a você que, me apossando das poucas certezas que surgem nesse mar da sétima arte, se der uma chance, vai valer totalmente a pena!



TRAILER