top of page
logo.png
  • Foto do escritorFábio Ruiz

Cry Macho: O Caminho da Redenção – EUA – 2021



#CryMacho, baseado no livro de N. Richard Nash, e escrito pelo próprio e por Nick Schenk, de outras parcerias com Eastwood, é um texto simples, linear, sem grandes reviravoltas, não chega a ser previsível, e flerta mais com o moroso do que com o inverossímil, narrando uma estória sem grandes atrativos. Entretanto, a direção de Clint Eastwood adiciona lirismo, poesia, e profundidades até nas tramas mais banais, agregando tantos valores, que salva o texto de si mesmo, humanizando o estereótipo do Cowboy americano organicamente, sem descambar ideologias, proselitismos, ou coisa e tal.


Além disso, Clint seleciona tomadas magistrais e movimentos de câmera soberbos, além de conduzir com mãos firmes um elenco desconhecido por uma trama sútil. O elenco consegue entregar atuações críveis, sem grandes destaques. A música adiciona ao lirismo de Eastwood, cenários, figurinos e edição são muito bons, mas a fotografia se destaca entre os quesitos técnicos.


#CryMachoOCaminhodaRedencao não é a melhor obra de Clint Eastwood, nem a mais palatável, mas o diretor e ator, com suas técnicas e olhar, adiciona demais poesia a uma estória simplória e um tanto banal, evidenciando por que é um dos melhores da atualidade. Vale assistir.



bottom of page