logo.png
  • Cardoso Júnior

A Vida em Mim - Suécia- 2019

Atualizado: Ago 9


Classificado entre os cinco finalistas na categoria, Melhor Documentário em curta-metragem no Oscar 2020, a produção da Netflix apresenta-nos a “Síndrome da Resignação” misteriosa doença que afeta centenas de crianças deixando-as em estado vegetativo. Nunca ouviram falar disso? Nem eu!


Seguindo três famílias cujos filhos foram acometidos pela angustiante síndrome, #LifeOvertakesMe, com sua calma e placidez narrativa, apresenta-nos o estranhíssimo caso pelas inacreditáveis imagens e as chocantes declarações de pais e mães enquanto acompanha o esfalfante dia-a-dia das famílias lidando com filhos inertes a ainda colhe opiniões de especialistas em seus longos 40 minutos.

Como não existem explicações-respostas fáceis nem difíceis pra esse malefício, a direção sutilmente aproveita-se deste fato para “culpar” o cada vez mais rígido sistema de asilo da Suécia mesmo que apresente, anteriormente, narrativas horripilantes das atrocidades que essas famílias sofreram em seus países de origem, configurando num registro ótico nitidamente político.

Seja como for, #AVidaemMim é um fenômeno que devemos conhecer e nos penalizarmos com a estupidez humana.

TRAILER

#Suécia #Documentário #Curta #Oscar2020 #Análise