top of page
logo.png
  • Foto do escritorFábio Ruiz

História de Um Casamento – EUA – 2019

Atualizado: 9 de ago. de 2020


#HistóriaDeUmCasamento, escrito e dirigido por Noah Baumbach, já começa bem pelo título, pois desvela a relação de Nicole e Charlie em pleno processo de divórcio, sem que os vejamos como um casal em qualquer momento no presente ficcional, e quase nada em flashbacks, e constrói uma trama que acompanha a progressiva desconstrução da relação e conturbação da separação com uma precisão incrível, que somente quem já esteve em situação similar se identificará imediatamente, e quem nunca, que acredite, pois é exatamente assim que as coisas andam e desandam quando uma família com filhos se dissolve, por mais amor que esteja envolvido. Nota-se no texto uma certa sintonia com aqueles de Woody Allen, primeiramente, por ser inspirado no próprio Noah, que foi casado com Jennifer Jason Leigh, por oito anos, como seus protagonistas, que são respectivamente, diretor e atriz, entre outras semelhanças, e traz uma certa neurose, um certo perfeccionismo, e a elegância de Woody, especialmente na belíssima música de Randy Newman, de Toy Story, e há também personagens excêntricas como a sogra e cunhada de Charlie, que namoram com o cômico. Os diálogos são primorosos, delicados e precisos.

A direção de Noah é excelente, especialmente, no quesito condução de atores. Adam Driver e Scarlett Johansson afiadíssimos e afinadíssimos entregam atuações brilhantes, ambos, mas Adam está ainda melhor. No excelente elenco coadjuvante, Laura Dern é o grande destaque, mas vale destacar também Alan Alda, Ray Liotta e Merritt Wever, que, com Julie Hagerty, é responsável por amenizar o drama, valorizando as excentricidades de suas personagens. A música de Randy Newman se sobressai sobre todos os excelentes quesitos técnicos, ampliando as tensões e conflitos cênicos e auxiliando o fio condutor dramatúrgico.

#MarriageStory, um belíssimo filme sobre a separação de um casal, também carregado de homenagens ao Kramer vs Kramer – Adam e Scarlett guardam semelhanças com Dustin e Meryl, e suas personagens com às dos dois –, que retrata, com perfeição e delicadeza, a dissolução de um casamento. Imperdível.


TRAILER

bottom of page