top of page
logo.png
  • Foto do escritorCardoso Júnior

O Traidor- Itália-2019

Atualizado: 9 de ago. de 2020


O candidato da Itália ao Oscar 2020 é um biodrama sobre a máfia, centrado nos anos 1980, que faria com que “Os Bons Companheiros” (1990), dormisse na cadeira de tanto tédio e tanta falta de um roteiro que justificasse voltar ao tema de forma tão desinteressante para qualquer público.


Em suas quase 2h30 de duração, o diretor e co-roteirista Marco Belloocchio divide o roteiro em três atos abrindo-o com uma sucessão de assassinatos (com direito a contador digital), dramalhões familiares que só a dita família entende, velórios, carpideiras, belas e repetidas imagens do Rio de Janeiro e uma série de legendas explicativas que depois desaparecem com a mesma sem graça que surgiram. Ok, pensarão alguns, temos vários assassinos, cadáveres e enterros, mas o que me interessam se nem sei quem são?


Ao retratar a vida de Tommaso Buscetta (que denunciou o esquema da máfia levando à prisão centenas de ganguesteres na Itália), o roteiro foca e perde-se no contexto geral fazendo apresentação superficial de todas as personagens, inclusive, pasmem, do biografado, enquanto insere um sem número de figurantes representativos sem nenhuma relevância .a não ser para o imaginário mafioso mesmo que tenham existido.


Visitando várias cidades, inserindo aqui e ali algumas rápidas cenas de ação que não impactam e outras tantas desnecessárias( a do interior do avião não faria falta alguma), #OTraidor abandona os tiroteios fixando-se em brigas de comadres no tribunal que até poderiam ser o alívio cômico da trama, porém, certamente, o expectador dificilmente se deixará levar pelo recurso.

Com elenco sem chance de apresentar alguma grande cena dramática (nem a brasileira Maria Fernanda Cândido faz muito mais que uma gratuita cena de nudez), trilha sonora hiperbólica e fotografia imponente nos contrastes,

#TheTraitor perde todas oportunidades de aprofundar-se nos grandes dramas que o tema já trouxe às telas, arrastando-se e diluindo-se numa produção que ainda peca na captação de som em muitos momentos.

Não vai dar Itália!

Ps1: Distribuído pela Fênix Filmes, ainda sem data de estréia por aqui.

Ps2: Para quem gosta do tema recomendo: Análise nº 1.107 Piranhas - Os Meninos da Camorra

TRAILER:


bottom of page