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  • Foto do escritorCardoso Júnior

Piranhas - Os Meninos da Camorra – Itália-2019

Atualizado: 18 de ago. de 2020


O vencedor do Urso de Prata de roteiro na 69ª edição do Festival de Cinema de Berlim, inspirado no livro homônimo do jornalista Roberto Saviano (que vive sob proteção policial pelas investigações sobre a máfia), dirigido pelo cineasta Claudio Giovannesi, é quase um “documentário” extremamente bem realizado sobre a perda da inocência, maculada por uma pretensa falta de oportunidades sociais que a máfia se aproveita para aliciar adolescentes para suas fileiras e para o enriquecimento rápido através do trafico de drogas.

Saviano que entra como roteirista, cria uma estória muito realista para chocar sem agredir em momento algum o público para retratar uma realidade que há muito deixou de ser regional para transformar-se em problema mundial: filhos de famílias pobres que, ansiosos por bens de consumo e desesperados por aceitação social permitem-se a pequenas falcatruas que acabam descambando para crimes bem mais graves uma vez que, encontrando pares, tornam-se bando.

O tema parece espinhoso e certamente já abordado em outras produções como do próprio Giovannesi, Gomorra, que também trata da ascensão criminal, mas a ótica do cineasta é tão brilhante com seu toque impregnado de neorrealismo que não só nos faz acompanhar com máximo interesse os desdobramentos como também torcermos de forma empática pela turba por mais abjetos que sejam seus atos.

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A escolha de um elenco de não atores, de jovens que conhecem o que vivenciam na tela também é um grande acerto por gerar atuações naturalistas e excelentes enquanto os vemos e os reconhecemos enquanto “meninos” extremamente carentes emocionalmente em desesperada busca de auto-compensações através de caros objetos de consumo e de um poder grupal-social através da empunhadura das armas e da aliança ou alternação entre velhos e novos mandatários na alternância das gerações.

Tecnicamente irrepreensível,#LaParanzaDeiBambini nos da uma visão ampla através do que vemos e também do que não vemos do quanto cruéis, bondosos e perigosos são os adolescentes numa idade que se sentem invencíveis, e portanto inconsequentes, mostrando-nos os enormes perigos da baixa auto-estima e que Nápoles pode ser aqui mesmo.

Ps1: Disponível em VOD

TRAILER

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