logo.png
  • Cardoso Júnior

Bem-vindos a Marwen – EUA-2019

Atualizado: 8 de Ago de 2020


O último filme dirigido por Robert Zemeckis (Forrest Gump, etc...) protagonizado por Steve Carell e bom elenco de apoio e que incrivelmente fracassou nas bilheterias americanas causando enorme prejuízo ao estúdio, é baseado na história verídica de um cartunista alcoólatra que ficou deficiente físico e mental por ter sido espancado brutalmente por homofóbicos por apenas comentar que gostava de usar sapatos femininos.


Zemeckis conta-nos essa história exercendo sua criatividade ilimitada criando um mundo de dor e pânico misturado a fantasia escapista e redentora com ótimas transições, incríveis efeitos visuais e sonoros, acertada direção de arte, e boa fotografia, mas peca notadamente no roteiro que, com tantas boas vertentes a serem exploradas e ou aprofundadas, aposta demais no lúdico para promover a comoção no público e erra o alvo nitidamente.

Ao aprofundar-se na estória dos bonecos e bonecas que habitam a cidade fictícia de Marwen, cria-se um interessante paralelo entre trauma e superação, mas afasta a oportunidade de mergulhar mais fundo nos ricos elementos humanos presentes na história em prol dos delírios imaginários fazendo com que a frágil linha que costura a realidade nos sonhos e vice-versa, se esgace rapidamente.


Steve Carrel ainda que não brilhe na pele do verdadeiro Mark Hogencamp (que foi tema do documentário "Marwencol”, 2010), está à vontade no papel do homem que recorre da imaginação para conjurar fantasmas do passado, mas o ótimo elenco feminino como Diane Kruger fica reduzido a uma ilusão mental reforçada por diálogos simplistas demais para a grandeza da psique retratada.


No mais, #WelcometoMarwen produzido pela #UniversalPictures, mesmo com a jogada dos bons efeitos especiais e das gostosas referências, tem uma narrativa que esvai-se para o terreno do corriqueiro e usual onde a vítima cumpre o carma, descobre o amor e torna-se herói pela superação. De Zemeckis, todos esperavam mais.

Ps1: Inédito nos cinemas brasileiros, mas disponível em VOD

Ps2: Imagens exclusivas no site: www.academiadecinema.net/

TRAILER

#EUA