logo.png
  • Fábio Ruiz

Ella & John – EUA – 2017

Atualizado: 21 de Ago de 2020


Às vésperas de sua internação, Ella, com seu marido John, um casal na terceira idade, pega a estrada a bordo do caça-prazeres, um trailer que fora utilizado pela família em suas viagens de férias desde o início de seu casamento, em direção a Key West, para visitarem a casa que pertenceu a Ernest Hemingway, de quem John era estudioso. O roteiro é simples e previsível, contudo revela, progressiva e sabiamente, detalhes dos protagonistas e de sua relação, e apresenta situações sui generis motivadas pela atual conjuntura do casal. Logo, percebe-se que John sofre de Alzheimer e Ella de uma doença incurável e terminal, que se deduz ser câncer. A prognose da trama, mais uma vez, não é inconveniente, já que os fatos decorridos no percurso, nesse caso literalmente, pois se trata de uma viagem na estrada, de Massachusets à Flórida, mais importantes são do que a sua conclusão, que todos, facilmente, conseguem predizer. E as agruras são muitas, mas sempre bem humoradas, por mais ácidas e dolorosas que sejam.

Hellen Mirren está ótima como Ella, assim como Donald Sutherland no papel de John, contudo são atuações aquém da capacidade de ambos. O elenco coadjuvante é mediano apenas e, apesar de sua pouca importância, compromete o resultado. A direção é interessante, valorizando mais o tom cômico sobre o dramático e com belíssimos enquadramentos de paisagens e do caça-prazeres na estrada, mas falta pulso na condução dos protagonistas, que acabam por a dominar. A fotografia é belíssima, a música muito oportuna, pois caracteriza o passado que almejam resgatar e a arte e a edição são competentes.

É prazeroso mais um filme sobre a terceira idade. Talvez, a indústria tenha percebido que seus principais ativos são os atores na terceira ou na meia-idade, e Ella & John é um belo exemplar desse cenário, mas quem assistiu a Lucky ficará saudoso de sua grandiosidade perante a um filme mais comercial do que artístico. Vale assistir

TRAILER

#Análise #Hollywood