top of page
logo.png
  • Foto do escritorCardoso Júnior

20 Dias em Mariupol – Ucrânia-2023



O candidato da Ucrânia já selecionado entre os 15 Melhores Filmes Internacionais no Oscar 2024 e também nos 15 Melhores Documentários, é algo que dói no mais profundo da alma de qualquer ser humano com um mínimo de empatia.


Na mesma proporção que é dificílimo assisti-lo é importantíssimo conhece-lo, pois a barbárie, covardia, ignomínia documentada sem muita sem censura de imagens, é um documento extremamente relevante e vergonhosamente importantíssimo para o futuro.


Não são novidade filmes e documentários que nos falam sobre guerras e suas agruras, sendo até um gênero apreciado do cinema, porém, #20DaysinMariupol é louvável pelo trabalho arriscadíssimo dos 3 jornalistas que, imbuídos de suas responsabilidades sociais e informativas, arriscaram a vida – de verdade - para documentar a peça mais sombria da história do século 21, conseguindo nos colocar, literalmente, no meio do conflito por 20 dias de forma visceral.


Ok que a estética não é exatamente perfeita e, nem poderia, mas quem se importa com isso ou mesmo criticar esse detalhe diante de todas as dificuldades e méritos da filmagem. Se é muito difícil para nós assistirmos na segurança e conforto dos nossos lares, fico eu a não conseguir imaginar a coragem desse jornalista de entrar em meio ao fogo cruzado, apenas com um rasgo profissional e patriótico.

E, ainda que seja também difícil escrever sobre #20DiasemMariupol, acredito ser necessário antes que o documentário receba seu Oscar e torne-se, ainda mais, uma prova concreta e irrefutável sobre abomináveis crimes de guerras nos dias atuais.

Vida curta aos reptilianos!



bottom of page