top of page
logo.png
  • Foto do escritorFábio Ruiz

A Lavanderia – EUA – 2019

Atualizado: 9 de ago. de 2020

#TheLaundromat é uma farsa cinematográfica que desvela os esquemas de gestão patrimonial para a perpetuação de riquezas, mas que acabam, também, por servir aos golpistas, aos corruptores e aos corruptos, proporcionando-lhes privacidade e sigilo, ou seja, acobertando subornos, corrupções, elisão de impostos, e lavagens de dinheiro.


O roteiro de Scott Z. Burns, baseado no livro de Jake Bernstein, configura, inicialmente, que se trata de uma estória baseada em segredos reais e, a seguir, dois narradores, que, quebrando a quarta parede, se classificam como não confiáveis, desconfortáveis com sua exposição, e dispostos a contar suas versões da história, configurando a trama que nos será contada a seguir, com intervenções esporádicas dos narradores. O texto traz demais informações, que, talvez, custem-lhe o brilhantismo pois faz uso constante de linguagem pouco acessível àqueles que a desconhecem. O fio condutor segue a personagem Ellen Martin, que perde o marido em um acidente em um tour em uma lagoa em NY, bem similar a um ocorrido há poucos anos, que diante de uma indenização insatisfatória, investiga por que a seguradora da empresa de turismo não cobrirá o acidente, desvelando então todos os esquemas da gestão patrimonial, lícitos e ilícitos, passando por diversos países, e inclusive pelos escândalos da Odebrecht.


A direção de Steven Soderbergh é brilhante, tanto esteticamente, com desfoques, movimentos de câmera, distanciamentos o tomadas interessantíssimos, como também pela cadência da trama e pela condução dos atores. Meryl Streep, outra vez brilhante, dá um show de atuação, e é responsável pela grande reviravolta e surpresa do filme. Gary Oldman e Antonio Bandeiras também brilham, especialmente o primeiro com um sotaque germânico, e o resto de elenco é competente. Fotografia, música, edição e arte são excelente. #ALavanderia, um filme interessante e um tanto difícil, pois demora para o espectador entrar na trama, devido ao volume informacional, mas que aos poucos conquista a atenção, tornando-se uma grande crítica e caricatura das falhas dos sistemas, especialmente, do capitalismo nos Estados Unidos. Em V.O.D. #NetFlix #NetFlixBrasil

TRAILER

bottom of page