Não Vai Ter Golpe – Brasil – 2019

8 Sep 2019

 

#NaoVaiTerGolpe é o documentário do Movimento Brasil Livre sobre o impeachment da ex-presidente Dilma Roussef, que narra a trajetória do grupo desde a sua formação até a conclusão do processo que a condenou no Senado Federal.

O roteiro é construído com imagens registradas ao longo do processo, intercaladas por diversos relatos, em diferentes vozes, de múltiplos grupos, de divergentes pontos de vista, que, juntos, lutaram pelo impeachment da ex-presidente. Apesar de muitas inserções, o texto é narrado nas vozes de três membros do MBL, pois conta, de seu ponto de vista, sua formação, suas disputas com grupos similares, as alianças com esses, o crescimento do movimento, as estratégias para concretizar seus objetivos, e suas execuções, tanto no cenário logístico, quanto no político. Didaticamente, separado em capítulos, fartamente embasados por imagens de registros do movimento, de manifestações, de cenas e personagens ícones desse processo, entre outras, o texto prima pela objetividade, espontaneidade e até por um amadorismo, que o valoriza, pois preza o documental.

Apesar de falar sobre personalidades do atual governo, como Sérgio Moro, e mostrar imagens de outras, como uma de Jair Bolsonaro, o roteiro o faz, apenas quando necessário, sem deméritos ou elogios. Cinematograficamente, as cenas, gravadas para o documentário, possuem fotografia muito boa, especialmente as externas em Brasília, uma direção competente, e a música é plural, como as vozes, para democratizar ainda mais as imagens. Vale ressaltar que a apresentação de seus opositores e as críticas a esses são imageticamente corroboradas.

A comparação deste com o documentário Democracia Em Vertigem, de Petra Costa, é inevitável, pois um advém de um lugar de elitismo, de academicismo, de romantismo, de poder, de verbosidade e de articulação, enquanto o outro, de simplicidade, de diletantismo, de um outro poder, de objetividade, e de espontaneidade. Qual é qual? Cabe ao espectador assisti-los e descobrir por conta própria.

Um documentário sobre um dos momentos mais cruciais da política brasileira das últimas décadas, ilustrando, factualmente, as ações bilaterais para concluí-lo ou evitá-lo, deixando análises diversas após a narrativa histórica, seguida de depoimentos e imagens de ativistas do grupo, atualmente e durante o processo. Vale assistir.

Disponível em diversas plataformas de VOD.
#MBLFilmes #NaoVaiTerGolpeOFilme

 

 

 


TRAILER

 

 

Please reload

© 2018 por ACADEMIA DE CINEMA. Criado por Matheus Fonseca, todos os direitos reservados.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram-v051916_200

CURTA-NOS NO FACEBOOK