A Aparição – França – 2018

19 Aug 2018

 

Jacques Mayano é um jornalista investigativo traumatizado pela perda de seu fotógrafo em um incidente, possivelmente um atentado, com uma bomba no Oriente Médio. Quando convidado para conduzir uma investigação canônica acerca de uma aparição no sudoeste da França, ele desvelará os bastidores da autenticação de milagres na Igreja Católica.

 

O excepcional roteiro de Xavier Giannoli é proficiente ao estabelecer os paradigmas sob os quais a trama se desenvolve – atentem quantas informações fornece a primeira cena no quarto do hotel, sem que uma única palavra seja pronunciada – , e mantém essa dinâmica fazendo inteligente uso das imagens para suprir o espectador de elementos que não se explicitam nos diálogos e também constrói uma trama, quase um suspense, inteligente acerca do processo de construção de milagres na Igreja Católica, expondo com muita habilidade suas etapas, as políticas que o envolvem e, também, as personificações dos diversos interesses na autenticação do evento.

 

 Paralelamente, constrói uma argumentação sobre os milagres, propriamente ditos, que acontecem em nossas vidas e que abismam e estremecem até o mais cético dos homens, quando interpõe as investigações da aparição com o processo de resignação de Jacques pela trágica perda de seu colega, através de descobertas não convencionais sobre Anna, a jovem órfã que alega ter presenciado a Virgem Maria e dela ter recebido uma mensagem e uma relíquia. Os finais, tanto da investigação, quanto do filme, são surpreendentes.

 

 Os excelentes Vicent Lindon, o Jacques, e Galatéa Bellugi, a Anna, compreendem e valorizam as tensões que nutrem os conflitos, provendo-os da justa medida interpretativa, e o resto do elenco é competente. A direção de Xavier Giannoli, também excelente, valoriza o seu roteiro com o olhar razoável sobre as pistas cênicas, revelando imparcialmente caráteres e elementos que suportam a construção da trama. A fotografia acentua os suspenses cênicos; a música, a imponência do assunto; e a arte e a edição são ótimas.

Uma trama acerca de milagres, desmistificando-os e, simultaneamente, mistificando-os, é o que nos traz A Aparição, um hábil suspense religioso. Vale assistir.

 

 

 

 

 

PS: Em cartaz.

 

TRAILER 

 

 

Please reload

© 2018 por ACADEMIA DE CINEMA. Criado por Matheus Fonseca, todos os direitos reservados.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram-v051916_200

CURTA-NOS NO FACEBOOK