Labirinto de Mentiras - Alemanha - 2015

2 Oct 2015

 

Este pré-candidato da Alemanha ao Oscar 2016, baseado em fatos reais, é um potente e bem realizado drama com pegada de Thriller investigativo.
Com um roteiro inteligente que busca mostrar e mostra o quanto a sociedade Alemã do pós-guerra desconhecia, de fato, os horrores e atrocidades cometidos pela geração precedente no campo de concentração de Auschwitz.

 

Com ótima fotografia, reconstituição de época, trilha e desempenhos, Im Labyrinth des Schweigens, cumpre com louvor uma das obrigações do verdadeiro cinema; trazer informações relevantes.

 

Embora o tema possa parecer e é, espinhoso, a direção escapa do mau gosto de “apelar” para cenas chocantes preferindo retratá-las através das expressões do elenco e realçá-las com a trilha e, esta, é uma ótica bastante interessante e positiva para a obra. 

 

Tecnicamente muito bem realizado, utiliza-se das subtramas de forma competente sem perder o foco nas enormes dificuldades (desinteresse) de trazer à luz para o mundo todo a coragem e redenção definitiva de um país ao exorcizar seus fantasmas no pouco conhecido, mas não menos importante julgamento de Frankfurt-Auschwitz.

 

Sem trilhar o caminho de mais um filme de tribunal, com argumento enxuto e duro, retrata um país onde os criminosos instalaram-se em postos influentes do governo, para encobrir seus crimes, criando o verdadeiro labirinto de mentiras.

 

Ainda que, qualquer semelhança, aqui, seja mera coincidência, eis um bom candidato a lista dos melhores estrangeiros de 2016. 

 

Programado para chegar ao Brasil em Dezembro de 2015, recebe de nós todas as recomendações.

 

 

TRAILER

 


 

Please reload

© 2020 por ACADEMIA DE CINEMA. Criado por Matheus Fonseca, todos os direitos reservados.

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Instagram-v051916_200

CURTA-NOS NO FACEBOOK