Analise 1.698
O indicado pela Índia para uma vaga no Oscar 2025 na categoria de Melhor Filme Internacional é uma prova que um roteiro simples, quase ingênuo, é capaz de conter uma crítica social oportuna e contemporânea.
A diretora Kiran Rao, parte de uma premissa fictícia e divertida – uma troca de esposas como o título já menciona – para discorrer, sempre com muita leveza, sobre o arraigado patriarcado existente nas enormes áreas rurais da Índia com suas centenas de aldeias onde as mulheres são quase invisíveis, as meninas ainda almejam uma educação superior e oportunidades de trabalhos além de servirem apenas aos maridos que, no final das contas é o único destino delas através de casamentos arranjados que podem também ser um bom negócio para o noivo e sua família que é quem fica e usufrui o dote da noiva.
E é partindo dessa confusão gerada pela troca das recém casadas que toda narrativa aproveita para criar uma sátira social afiada sem ser panfletária, que expõe uma série de crenças e superstições que ainda possuem muita força de tradição e adeptos nessa Índia ruralista onde as mulheres carecem de identidade própria e dignidade de gênero.
Ambientado em 2001, repleto de metáforas, a estória consegue ainda elaborar uma situação de suspense policial que serve como a cola que mantêm o interesse do público até um final que acaba descambando para um melodrama intencionalmente lacrimoso que, no entanto, funciona ao bulir com o emocional do espectador ainda que seja bastante pueril.
A direção é competente, o roteiro fácil de ser acompanhado consegue manter o elemento surpresa intacto, a fotografia rica em cores como em todos os filmes do país e as características músicas reforçam através de suas letras a crítica situacional pretendida, os personagens são bem construídos estabelecendo a contento as interações humanas enquanto o elenco oferece credibilidade nas atuações.
Bem distante de configurar-se em um grande filme e muito mais perto de um bom entretenimento, Troca Surpresa encontra seu mérito ao saber equilibrar o humor com a crítica e por incentivar a liberdade de escolhas e a igualdade de gênero sem grandes arroubos cinematográficos, mas fácil de esquecer.
TRAILER
Comments