logo.png
  • Fábio Ruiz

Quando A Vida Acontece – Áustria – 2020


O roteiro de #WasWirWollten , representante da Áustria nos Oscars, é situacional. O texto estabelece um cenário, um casal que não consegue engravidar vai à Espanha em férias para relaxarem do estresse em que vivem, em uma casa que tem como vizinhos outro casal da austríaco e seus dois filhos. Os conflitos são sutis, descritos mais por imagens do que pelo texto, neste sentido exagera um pouco nas figurações infantis, que os lembram de sua infertilidade, quando as duas crianças de seus vizinhos bastariam.

O roteiro apresenta uma breve história, afinal é baseado em um conto, onde as dicotomias entre presença e ausência, entre carências e excessos são delicadamente apresentadas. Entretanto, o texto é um excerto da vida de dois casais, com conflitos e contundências, mas sem uma dramaturgia marcante, e ainda flerta brevemente com fluxos de consciência da protagonista, mas sem muita perícia, e acaba por fazer pouco sentido.

A direção é ótima, com enquadramentos e distanciamentos que evitam descambar para o mau gosto, e com firmes condução dos atores, especialmente os infantis. Os atores são competentes sem destaques, fotografia, música, cenografia, figurinos e edição, idem.

#QuandoAVidaAcontece pinta um cenário sensível e contundente da vida, onde pouco se valoriza o que se tem, e muito o que não. Vale conferir.






TRAILER