logo.png
  • Fábio Ruiz

Professor Polvo – África do Sul – 2020


#MyOctopusTeacher, candidato ao Oscar de Melhor Documentário, escrito e dirigido por Pippa Ehrlich e James Reed, narra a história de Craig Foster, também documentarista, quando, em crise, busca no mar sua paz de espírito e acaba por travar uma amizade inusitada com uma fêmea de polvo. O texto é bastante oportuno, e desenvolve sua narrativas em etapas, começando por seus conflitos pessoais que o levam ao encontro que mudará a sua vida, o estabelecimento da relação entre os dois, o seu aprendizado, e a sua aplicação em sua vida, em especial na relação com o seu filho.

O texto ilustra a insignificância do homem nesse mundo tão diverso, a necessidade do respeito mútuo entre os seres, mesmo entre caças e caçadores, pois para todos há predadores, e contesta a superioridade humana quando Craig é confrontado com um ser, supostamente inferior, mas que demonstra capacidades impressionantes, adquiridas há milhares de anos. Por fim, faz o usual clamor por atenção para a conservação do meio ambiente, dentro do paradigma de seu universo, sem radicalismos, afinal, o próprio documentário nos mostra a intrínseca natureza pela sobrevivência das espécies, inclusive a nossa.

As imagens, adquiridas por Craig, seu filho, os diretores, entre outros, são o grande diferencial do documentário pois são belíssimas e emocionantes, especialmente as dos depoimentos de Craig, que denotam a força de sua interação com o polvo e a natureza em geral. A edição monta um quebra-cabeças figurativo, a partir de olhares diversos, e conta uma história coesa, forte, bela e tocante, sem pieguices. Imperdível.




TRAILER