top of page
logo.png
  • Foto do escritorFábio Ruiz

Fuga de Pretória – Inglaterra – 2020




#EscapeFromPretoria, escrito por Francis Annan e L.H. Adams, baseado no livro de Tim Jenkins, conta a estória de Tim e seu amigo Stephen Lee na prisão de Pretória, presos por protestarem contra a segregação racial, o Apartheid. O texto, simplório, narra o planejamento e a fuga de Tim e seus amigos, sem grandes surpresas, sem grandes reviravoltas, mas com suspenses o suficiente para manter a sua atenção, mas deixa de aprofundar as questões que, propriamente ditas, levaram-nos à prisão, e havia oportunidades, na figura do preso negro responsável pela limpeza, personagem que poderia ter sido mais explorada para abordar o tema, mas parece que essa não era a intenção, apenas as peripécias de Tim para tirá-los da prisão.





A direção de Francis Annan é interessante, com tomadas originais, especialmente aquelas que acompanham o movimento das chaves nas fechaduras, e explora os suspenses do texto, acentuando-os. Daniel Radcliffe, em atuação justa mas sem destaque, lidera o elenco, cujos destaques são Ian Hart, como Denis Goldberg, e Mark Leonard Winter, prisioneiro francês. Daniel Webber também entrega atuação competente. Os critérios técnicos são todos muito bons, destaque para a cenografia e figurinos.





#FugaDePretoria, um filme interessante, que conta uma estória já vista antes e melhor narrada em, por exemplo, Fuga de Alcatraz, mas que mantém a atenção pela originalidade dos métodos empregados na fuga. Vale assistir.









Comments


bottom of page