top of page
logo.png
  • Foto do escritorCardoso Júnior

Fogos de Artifício – Italia-2023

Atualizado: 15 de out. de 2023


O ator, Giuseppe Fiorello, faz sua primeira incursão como diretor nessa produção que busca retratar uma insidiosa e ignóbil crime ocorrido numa minúscula vila ou cidade na Sicília, tendo como pano de fundo a Copa do Mundo de 1982, onde a Itália logrou-se campeã mundial. Nesse cenário, o roteiro relembra uma inocente e verdadeira história de amor enquanto contextualiza os padrões da comunidade tacanha, arcaica e preconceituosa de então, ainda que, infelizmente, seja bem atual pelo mundo.


O evento que repercutiu e chocou o mundo todo nos é mostrado através dos olhos dos dois protagonistas, dois jovens atores espetaculares na espontaneidade que interpretam suas personagens que, ao formatarem, por obrado destino, uma amizade forte e natural dentro desse cenário familiar e comunitário nitidamente hostil, caminham inocentemente para um terreno minado e deveras perigoso.


Com um bom foco na comunidade que os cerca e nas estruturas familiares extremamente machistas, o roteiro tem o cuidado de nos mostrar com extremo realismo a intensidade e o conservadorismo das relações humanas através de atores locais o que vai aumentando exponencialmente o pico de tensão através das agressões e bullying envolvendo até a máfia local criando um subtexto social angustiante.



#Stranizzadamnuri ou #Fireworks é um drama tão poderoso e surpreendente quanto sensível, delicado e comovente que deveria ganhar espaços nas telas de cinemas e visto por milhares de pessoas o que, lamentavelmente, dificilmente ocorrerá.



Comentarios


bottom of page