logo.png
  • Fábio Ruiz

Criança Responsável – Reino Unido – 2019



Baseado em casos reais, #ResponsibleChild analisa o sistema legal em partes do Reino Unido, onde crianças com mais de dez anos podem responder por crimes como se adultos fossem, enfocando a estória de Ray, de doze anos, e seu irmão Nathan, após o assassinato de seu padrasto. O texto aborda as responsabilidades sociais, por omissões, por descasos, e por incompetências das organizações sociais: o conselho tutelar, a polícia, a escola, e a família, que propiciam e são também responsáveis pelos cenários abordados no texto. Entretanto, esse, estrategicamente, foca nas crianças entre dez e catorze anos, que ainda não tem formação física e psicológica completas, mas mesmo assim são tratadas e processadas como adultos.

O filme, dirigido por Nick Holt, desenvolvido para televisão, tem todas as características típicas do veículo, amainando, na condução e no texto, violências, apesar de ainda ter tonalidades gráficas não usuais na tela pequena. Fotografia, arte, música e edição carregam a marca televisiva e são competentes.

#CriançaResponsável, um filme interessante sobre a justiça para crianças e adolescentes no Reino Unido, com maior profundidade do que usualmente costuma-se ver na televisão. Uma boa opção.





TRAILER