logo.png
  • Cardoso Júnior

Correndo para o Céu – Quirguistão- 2021


Incrível! O Quirguistão não só existe como faz cinema e ainda manda seu filme para candidatar-se ao Oscar 2021. Aqui, antes de tudo, devo confessar que não me lembrava deste pequeno país situado na Ásia Central, mas o cinema cumprindo com uma de suas ‘obrigações” me fez conhece-lo ainda que superficialmente e, compartilho, para interessados um link no final bem interessante para quem gosta de mergulhar nos conhecimentos.

#RunningToTheSky é um trabalho tão simples quanto singelo sobre a jornada de amadurecimento de um menino que se sente responsável pelo pai em uma precária aldeia (mas não miserável), cercada de montanhas, na zona rural do país, cujo maior talento é correr com mais velocidade que todos o que pode gerar pequenos prêmios que acabam contribuindo para a subsistência familiar.

#JoKuluk não tem nada de grandioso a nos apresentar, porém retrata com muita delicadeza o cotidiano e os costumes de um povo (muito diferente dos nossos), através de um conto sobre um menino que dentro da sua natural infantilidade consegue ser sábio e adulto, conquistando através de sua genuína generosidade a compreensão da natureza humana.

O roteiro de narrativa muito simples que pode afastar cinéfilos mais exigentes, tem em seu mais que cativante protagonista o seu auge emocional numa atuação despida de muitos diálogos, mas compensada por enorme e envolvente expressividade enquanto a fotografia capta com grandes acertos as áridas e poeirentas paisagens, estranhos interiores e alguns detalhes que devem ter algum simbolismo local.


Assim, #CorrendoparaoCéu com pouco tempo de tela e bom ritmo, torna-se uma experiência cinematográfica inusitada e, ainda que não resulte em memorável, sem dúvida é bastante agradável.


PS: Link para o Quirguistão: https://www.youtube.com/watch?v=pDkgIPsTFhk





TRAILER