logo.png
  • Cardoso Júnior

Na Ausência - Coréia do Sul- 2019

Atualizado: 9 de Ago de 2020


Um dos 5 finalistas na disputa pelo Oscar 2020 de Melhor Curta Documentário, documenta e nos expõe a um trabalho jornalístico tão completo e detalhado que, à medida que vamos assistindo, seus curtos 29 minutos, somos tomados primeiramente de uma sensação de passiva incredulidade para, em seguida, saltarmos para a indignação. Não, não é ficção!

Documentando e revisando o desastre da balsa MV Sewol, em 2014, na Coréia do Sul, o diretor Yi Seung-jun trás para o mundo saber a absurda história que não só resultou na morte de 300 pessoas, dentre as quais inúmeros estudantes do nível médio, bem como as consequencias e o processo que levou ao impeachment da presidente Park Geun-hye. Você sabia? Eu não!

Misturando rápidas entrevistas com chocantes imagens de arquivo, gravações das conversas entre as autoridades coreanas envolvidas no resgate e vídeos dos celulares dos alunos a bordo, o documentarista traça um perfil da tragédia como nos deixa pasmos e boquiabertos com a incompetência e ineficiência dos responsáveis pelo resgate que absolutamente nada, nada de concreto fizeram para salvar tantas vidas.

Com um perfeito trabalho de edição de imagens, o lento naufrágio vai nos angustiando de maneira absurda principalmente quando ouvimos a gravação de uma conversa sobre um desastre no metrô onde só sobreviveram aqueles que desobedeceram as ordens das autoridades de “fiquem parados” e fugiram. É dilacerante ouvir na seqüência gravações das equipes de resgate oficiais preocupadas com ausência de câmeras para filmarem o desastre quando deveriam estar salvando aquelas vidas.

Com testemunhos dos mergulhadores que se ofereceram para salvar os passageiros, imagens das investigações que se seguiram e registros de manifestações públicas#IntheAbsence documenta para nosso horror ( sem imagens apelativas ), essa tragédia de descaso para que possamos refletir muito em como agir daqui pra frente.

Ps1 Disponível em VOD

#CoréiadoSul #Oscar2020 #Análise