logo.png
  • Cardoso Júnior

Campeões - Espanha – 2018

Atualizado: Ago 22


O candidato da Espanha a uma vaga no Oscar 2019 é uma delícia! Ao acompanharmos a estória do treinador de basquete condenado a comandar uma equipe de deficientes intelectuais não só nos divertimos muito com um humor verbal e muito inteligente bem como aprendemos a reconhecer as diferenças individuais que tornam cada ser humano único em sua jornada.

O conhecido diretor Javier Fesser, nesse seu melhor trabalho, mantém sua assinatura colocando uma lente de aumento nas personalidades complexas de seus personagens com uma ótica que é pura ternura e, isso, sem contar com a audaciosa proposta de elencar não atores, mas pessoas reais com suas deficiências pessoais e que nunca haviam jogado basquete na vida. É de tirar o chapéu a incrível direção de atores!

O grande sucesso de publico espanhol não aposta na originalidade do roteiro (afinal esse tipo de estória esportiva já foi contada algumas vezes pelo cinema) e nem em grandes surpresas narrativas e sim, na abordagem temática de uma realidade humana alternativa que a maioria das pessoas prefere não ver ou ignorar. Com certeiras transições da comédia para o drama e com alto poder de emocionar sem descambar para o piegas #Champions ainda nos apresenta dez personagens memoráveis, repletos de dignidade e generosidade movidos por uma energia notável.

Ainda que a narrativa seja previsível, a critica aos preconceitos é muito clara formatando aquele tipo de cinema com c maiúsculo que reconhece a obrigatoriedade da arte em não apenas entreter mas também agir como ferramenta poderosa para alavancar importantes mudanças sócio-culturais através de pessoas “limitadas” mas realizadas, vistas por suas fortes personalidades e nunca pelas deficiências.

Com trilha sonora ajustada para levar o espectador das gargalhadas às lágrimas e vice-versa, Fesser carrega essa estória de maneira magnífica, repleta de energias positivas enquanto esbanja sua conhecida acuidade visual, escapando de um final hollywoodiano, deixando-nos com uma nota edificante sobre a importância da tolerância e da confiança

E sim, #Campeones te fará sair de sua experiência muito mais leve principalmente se assisti-lo acompanhado de crianças, pois se você gritar: "Esmague-os!", eles te responderão: "Nós jogamos para ganhar, não para humilhar".

Que venha o Oscar e o Top Nine!

TRAILER

#Europa #Espanha #Oscar2019