Cardoso Júnior

18 de abr de 2016

O Verão de Sangaile – Lituânia - 2015.

Atualizado: 16 de ago de 2020

O candidato da Lituânia ao Oscar 2016 e vencedor do premio de melhor direção em Sundance, tem grandes acertos que geraram erros ao contar uma estória de amor entre duas adolescentes.
 

 
É muito fácil ver e entender o premio de direção uma vez que ela utiliza a câmera de forma magistral amparada por uma mais que bela fotografia, direção de arte, belos figurinos, trilha sonora delicada e apropriada e, espontâneas e ótimas interpretações.
 

 
Mas a preocupação em buscar e manter uma estética tecnicamente irrepreensível, gerou um descuido com o roteiro, com os bons diálogos (há silêncios demais), não cria um arco dramático excluindo todo e qualquer conflito genuíno que prendesse a atenção além dos olhos.
 

 
A narrativa de uma amizade juvenil que aos poucos vai se tornando um romance, perde-se em algumas simbologias que seriam pra reforçar, mas alongam o desenvolvimento sem maiores aprofundamentos.
 

 
Delicado sim, sensível e muito bem realizado, “The Summer of Sangaile” é um trabalho original que faz bem para os olhos, mas não nos compromete emocionalmente com ele.
 
Que pena.

TRAILER

#Europa #Análise #Oscar2016