Cardoso Júnior

23 de nov de 2015

O Círculo – Suíça-2014

Atualizado: 15 de ago de 2020

Vencedor de melhor documentário em Berlim e representante da Suíça ao Oscar 2015, parte de uma premissa histórica do pós-segunda guerra bem interessante por transitar entre documentário, biografia, drama realista e romance.
 
Situando a dramatização em Zurique 1958, mescla depoimentos autorais dos dois protagonistas em 2014, o que empresta mais força documental sobre um período onde, assumir a condição homossexual era um caso de polícia ainda que Zurique tivesse uma abertura bem maior para a diversidade que Nova York na mesma época.
 

 
Com uma primorosa reconstituição de época, figurinos, fotografia e trilha sonora, “The Circle” é um trabalho olvidado pelo cinema comercial, que muito tem a dizer com elegância verossímil nada apelativa, sobre fatos desconhecidos nos dias de hoje.
 
Além de interpretações convincentes, ainda conta com a participação da Marianne Sägebrecht ( Bagdad Café), sempre presença forte e carismática em qualquer trabalho.
 

 
Sem nenhuma tendência à apologias e despido de cunho panfletário, (ainda que mostre uma luta por direitos humanos), “Der Kreis” é uma história fiel de um amor que não só superou preconceitos, como permanece vivo na atualidade.

TRAILER

#Europa #Análise #Oscar2015